Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP) 

  Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP) paulo_segundo

  Lattes | ORCID | ResearchGate

 

 

Doutor em Letras (2011) pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas orientadas à articulação entre linguagem, cognição e discurso. Atua, principalmente, no campo da Análise Crítica do Discurso, na interface com a Linguística Sistêmico-Funcional, com a Linguística Cognitiva e com a Teoria da Argumentação; e na área de Linguística Aplicada, pensando na articulação entre gramática e textualidade, por meio de um olhar amparado pelas perspectivas cognitivo-funcional e discursivo-textual. Atualmente, participa como pesquisador dos projetos temáticos "História do Português Paulista" e "História do Português Brasileiro", é o primeiro líder do "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP" (NEAC-USP) e membro dos grupos de pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD) e "Grupo de Estudos do Discurso da USP" (GEDUSP), além de ser um dos editores da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A) e da Revista Linha D'Água. Integra também o Grupo de Trabalho da ANPOLL sobre "Argumentação". Paulo Roberto Gonçalves Segundo é professor doutor adjunto em Filologia e Língua Portuguesa, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

 

Projetos de Pesquisa

1. Projeto DIA - Discurso, Interação e Argumentação em Mídias Digitais

Este projeto congrega pesquisas dedicadas ao estudo de práticas discursivas em mídias digitais. Partindo de uma perspectiva multidisciplinar, que congrega a linguística sistêmico-funcional, a teoria da argumentação e os estudos críticos do discurso, busca-se compreender: (i) o papel da multimodalidade na constituição do discurso digital, tanto em redes sociais quanto em videogames; (ii) o processo de produção, distribuição, consumo e interpretação de textos digitais em função das coerções sociossemióticas, contextuais e computacionais; (iii) a formação e a constituição de controvérsias em ambiente digital, com ênfase na depreensão de argumentários; (iv) o funcionamento de polílogos argumentativos em plataformas digitais, com destaque ao Facebook, ao Twitter, ao Instagram, ao Reddit, ao YouTube e ao 4chan.

2. Argumentação em perspectiva multidisciplinar e multidimensional

Este projeto concentra esforços teórico-metodológicos orientados ao desenvolvimento de um modelo de análise de práticas argumentativas que integra cognição, discurso e multimodalidade (mais especificamente, linguagem verbal e imagética).para o exame de diferentes escalas (micro, meso e macro) de argumentação epistêmica (associada a concepções de realidade) e prática (associada a projetos de mudança/manutenção da realidade). Partindo de um aporte multidisciplinar que congrega Semiótica Social, Linguística Cognitiva e Funcional e Teoria da Argumentação, as pesquisas desenvolvidas no âmbito deste projeto buscam desenvolver as seis dimensões consideradas fulcrais para o desenvolvimento da argumentação: a macroestrutura, a configuração funcional e a esquematização (que agem conjuntamente para a geração de células ou movimentos argumentativas/os); a ancoragem socioafetiva; a ancoragem interativa; e a perspectivação (ou orientação argumentativa) das unidades sociossemióticas (linguísticas ou pictóricas) materializadas nos textos (polilogais, dialogais ou monologais). O projeto desdobra-se em três principais braços de pesquisa: (i) argumentação multimodal: neste braço, os/as pesquisadores/as investigam como a interação entre o verbal e o imagético pode ser teorizada e analisada no tocante às seis dimensões anteriores, de forma a contribuir para uma compreensão mais refinada sobre tal objeto, cujos estudos começaram a se solidificar apenas nos anos 2010; (ii) argumentação em controvérsias digitais: neste braço, os/as pesquisadores/as estudam polêmicas materializadas em mídias digitais, em especial, no Twitter, no YouTube e no Facebook, no sentido de mapear, delimitar, reconstruir e avaliar criticamente a interação entre argumentos instanciados para a defesa e para a crítica a distintos pontos de vista sobre uma mesma questão na internet; (iii) ensino de argumentação: neste braço, os/as pesquisadores/as se voltam a pesquisas aplicadas ao ensino-aprendizagem de argumentação, especialmente no que tange a gêneros argumentativos, esquemas argumentativos e arquitetura dos movimentos argumentativos.

3. Gramática, Cognição e Discurso

O objetivo deste projeto é sistematizar as possibilidades de aplicação das operações de perspectivação conceptual, conforme discutidas no âmbito da Linguística Cognitiva, para a análise multimodal (verbal e pictórica) do texto e do discurso, a partir dos pressupostos dos Estudos Críticos do Discurso e da Semiótica Social. Nesse sentido, o núcleo do projeto consiste no desenvolvimento de categorias e de metodologias de análise inovadoras que buscam articular o multimodal, o cognitivo e o discursivo.