Pesquisadores - OLD

1. Primeiro Líder: Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP) - lattes | academia.edu | USP |

Doutor em Letras (2011), pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, atuando principalmente em Análise Crítica do Discurso, Linguística Sistêmico-Funcional e Análise da Conversação, e na interface entre linguagem e cognição, com destaque aos estudos em Semântica Cognitiva. Atualmente, participa como pesquisador dos projetos temáticos "História do Português Paulista" e "História do Português Brasileiro", é o primeiro líder do "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP" (NEAC-USP) e membro do grupo de pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD), além de ser um dos editores da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A). Paulo Roberto Gonçalves Segundo é professor doutor adjunto em Filologia e Língua Portuguesa, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atualmente, é vice coordenador do programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma faculdade.

Projetos de Pesquisa

1. Gramática, Cognição e Discurso

Descrição: O objetivo deste projeto é aprofundar o conhecimento das interrelações entre linguagem e cognição em perspectiva tanto gramatical quanto discursiva, enfatizando os processos de atenção e perspectivação, com base na Psicologia Cognitiva, na Linguística Cognitivo-Funcional e nos Estudos Crítico-Discursivos..

2. Padrões de Negociação Intersubjetiva em Gêneros Orais e Escritos no Português Brasileiro: uma análise crítico-discursiva e sistêmico-funcional

Descrição: O objetivo do projeto é investigar a configuração do processo de negociação intersubjetiva em uma gama de gêneros discursivos orais e escritos no Português Brasileiro. Nesse sentido, busca-se, por meio da análise dos recursos interpessoais, a partir de uma visão sistêmico-funcional, em diálogo com os modelos crítico-discursivos, depreender os padrões linguístico-discursivos que permitem aos produtores textuais exercer poder e solidariedade, constituindo assim diferentes graus de instanciação de autoridade, credibilidade, intimidade no jogo interacional.

2. Segundo líder: Profa. Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade (USP)

3. Prof. Dr. Iran Ferreira de Melo (UFRPE)

4. Profa. Dra. Kelly Cristina de Oliveira (IFSP)

5. Profa. Dra. Paula de Souza Gonçalves Morasco  (IFSP)